@orm.com.br  
Sábado, 19/04/2014
 :: Ao Vivo: AM - FM - TV 
O Liberal
Assine
Central do Assinante
Anuncie
:: Redação Online
Fique de olho
Últimas Notícias
Galeria de Fotos
:: Busca 
:: Jornais
O Liberal
Amazônia Hoje
O Liberal Digital
:: Notícias
Belém
Brasil
Círio
Economia
Forum
Mundo
Pará
Polícia
Saúde
Tecnologia
Outras Notícias
TV Online
Vídeos
Eleições
ORM Repórter
Twitter
:: Blogs e Colunas
Glayce Filgueira
Helder Bentes
Luly Mendonça
Pará News
Pro-TV
Ronaldo Passarinho
:: Entretenimento
Notícias
Balaio Virtual
Cinema
Exposições
Novelas
ORM Chat
Parafolia
Promoções
Rainha das Rainhas
Ritratti
Shows
Soft
Teatro
:: Esporte
Corrida do Círio
Corrida do Sal
Notícias
Parazão
Placar ORM
Troféu RM
:: ORM
2ª via de boleto
Fundação RM
Lib Online
ORM Cabo
Rádio Liberal
Recepção de Fotos
Sabores do Brasil
TV Liberal
Prêmio ORM-ACP
:: Portal
Cadastre-se
Central do Assinante
Expediente
Fale Conosco
Comente:
Nome  
E-mail  
Comentário  
Plantão
Avenida aberta para o primeiro grupo
21/02/2009 - 12h0m
Tamanho da Letra   Imprimir   Enviar matéria   Comentar

As escolas de samba do primeiro grupo do carnaval de Belém realizam hoje, a partir das 20h, na Aldeia Amazônica David Miguel, os desfiles oficiais promovidos pela Prefitura Municipal de Belém e pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Serão oito escolas representando sambas-enredo sobre imigração japonesa na Amazônia, comemoração de aniversário, aparelhagens de som do Pará e outros.

A primeira escola a sair na avenida será o Grêmio Recreativo Cultural e Social Acadêmicos da Pedreira. Com o samba-enredo 'Do Portal do Sol à Floresta Encantada, Formamos a Vitória-Régia - 80 Anos de Imigração Japonesa na Amazônia', a escola desfila com 12 alas de enredo, com os temas Gueixas, Quitanda de Iguarias, Juta e Pimenta-do-Reino, Elo Transcendental, Fé em Buda, Teatro Kabuki, Festa dos Meninos, Otakus e Lolitas, Mangá e Animes, Suporte Tecnológico, além de contar com uma bateria vestida de samurai com 200 ritmistas.

Outro destaque do Carnaval deste ano fica por conta do desfile da Organização Não-Governamental Tradição Guamaense, que irá homenagear as aparelhagens de som do Pará com o samba-enredo 'Tecno-samba: a união das galeras', de autoria de Hélio Martins, Ed e Miguel Santa Brígida. Rubi, Super Pop, Príncipe Negro, Tupinambá, Vetron, Brasilândia e Cyborg são as aparelhagens de som que sairão em sete alas no desfile oficial.

Uma das escolas de samba mais antigas do país, o Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná vem com o samba-enredo 'Rancho, Minha Paixão, Minha Raiz - 75 anos de Glórias', comemorando bodas de diamantes. Com 28 títulos conquistados, a escola pleita uma terceira vitória consecutiva para este ano, 2.500 brincantes, 18 alas de enredo, 180 ritmistas na bateria e uma comissão de frente com 16 componentes.

ENREDOS

História, cultura e fenômenos sociais são os grandes assuntos que as agremiações paraenses defenderão este ano. Em 2009, comemora-se 80 anos da Imigração Japonesa na Amazônia. Este é o mote que o Acadêmicos da Pedreira desenvolverá como enredo no carnaval 2009. E como tudo começou. Atendendo ao convite e aceitando os 500.000 hectares de terra na bacia do Rio Capim oferecidos ao Embaixador do Japão, no Rio de Janeiro, pelo governador do Pará Souza Andrade, em 1923, chega a Belém o primeiro contingente de 189 pessoas, a bordo do Manila Maru, em 16 de setembro de 1929.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada, após os diversos enredos discutidos por sua Diretoria, decidiu apresentar para o Carnaval 2009 um enredo caracterizado por dupla homenagem, uma para a instituição Museu Paraense Emílio Goeldi, decorrente dos estudos dos sistemas naturais e sócios culturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região e outra para ao famoso cientista, que apesar de não ser brasileiro amou o Brasil e principalmente o Meio Ambiente, mais do que sua Pátria, sobretudo a fauna e flora brasileira da Amazônia.

Mantendo o compromisso de apresentar temas de profunda ligação social, a Tradição Guamaense trará para Aldeia Cabana, o enredo Tecno-Samba: A união das galeras, onde a Escola cantará um dos maiores fenômenos atuais no Brasil, que é a explosão do Tecno-Brega. O Curro Velho será o foco do Império Pedreirense.

O Bole-Bole completando 25 anos de cultura popular, vem homenagear neste seu jubileu de prata, uma Instituição Federal de muita relevância para o Estado do Pará, centro que este ano, completa 100 anos de atividades educacionais. Trata-se da antiga Escola de Artífices que depois passou a ser Escola Industrial, depois Escola Técnica Federal do Pará, depois Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará CEFET-PA, e agora mais recente a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET.

O Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco DEIXA FALAR escolheu como enredo para o Carnaval 2009 a grande riqueza da floresta amazônica: o poder, a sabedoria, o mistério e a magia de suas folhas, ervas, sementes, raízes, flores e frutos. O Rancho escolheu exaltar seus 75 anos de existência. De acordo com os dirigentes da agremiação, celebrar a quarta escola de samba mais antiga do Brasil significa salientar a grande contribuição que a escola jurunense deu ao samba paraense e ao nosso carnaval. O 'Quem São Eles' abre suas páginas para um mestre das nossas letras. O tema da escola é o magistral romancista paraense Dalcídio Jurandir.

A ordem dos desfiles

Desfile Hors Concours - Bloco Jovens em ação do Projovem

Grêmio Recreativo Cultural e Social 'Acadêmicos de Samba da Pedreira'

Grêmio Recreativo Escola de Samba 'Piratas da Batucada'

ONG 'Tradição Guamaense'

Embaixada de Samba do 'Império Pedreirense'

Associação Carnavalesca ' Bole-Bole'

Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco 'Deixa Falar'

Grêmio Recreativo Beneficente Jurunense 'Rancho Não Posso Me Amofiná'

Sociedade Cultural Recreativo e Carnavalesca Império do Samba'Quem São Eles'



mobi
Ultimas Notícias - Magazine
19/04/2014 Magazine Trilha de Frozen iguala recorde de Rei Leão
19/04/2014 Magazine 'Maluquinho' agora sabe cantar e dançar
19/04/2014 Magazine Mestre Laurentino ainda está na UTI
Confira
Promoções - Clique aqui e cadastre para participar das nossas promoções. Boa sorte!
Enquete
Na sua opinião, qual dos favoritos leva a estatueta de melhor filme no Oscar 2010?

Avatar
Guerra ao Terror
Distrito 9
Bastardos Inglórios
Up - Altas Aventuras

votar
Programação de TV
+ programacao
ÿ
ORM Rádios
TORPEDO LIBERAL
Mande um Torpedo Liberal e tenha sua mensagem lida, ao vivo, por nossos locutores no horário escolhido por você internauta.
Clique aqui
:: Quem somos :: Fale Conosco :: Mapa do site :: Aviso legal ::Expediente ::

© 2004 Organizações Romulo Maiorana. Todos os direitos reservados.